Definição cristã-Paulina :
Hebreus 11:1 "... Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam [e] a prova das coisas que não se veêm. ..."
Qualquer pessoa de Q.I razoalvel pra mediano, percebe que há algo de inconsistente, de "nada haver" quando Paulo diz ... "a prova das coisas que
não se veêm".
Ter fé é ter prova das coisas [sobrenaturais, no caso Deus, Diabo, Anjos, Inferno, alma extracorporêa,etc. etc. ] que não se veêm ?
Não ! ainda que o leitor ( católico ou protestante, ou mesmo judeu ou mulçumano , hindu e por ai vai... ) queira teimar que sim, que a fé é ter prova do sobrenatural,sabemos que não é verdade, pois ninguem até hoje conseguiu confirmar ou desconfirmar a existência dos fenômenos grifados acima atraves de provas irrefutáveis. Permanecendo a existência de ramos da ciência no geral crentes em Deus e ramos ateus, céticos .
Definição Ciêntifica e racional :
fé subst. fem abstrato. ; convicção, crença , certeza, convencimento.
Definição Filosófica : Trata-se de um termo mais ou menos sinônimo de crença; convicção , com frequência tomado como um eufemismo de certeza.
Para quem não sabe, e para os que fingem que sabem vale a pena definir o que significa eufemismo: Fig. de linguagem em que se disfarçam as idéias desagradaveis, no caso a incerteza.
Conclui-se que a fé pode ser certeza do sobrenatural, mas uma certeza individual, ou mesmo familiar e coletiva. Porém o que a maioria dos catolicos e dos protestantes ( "crentes"; evangélicos, como se diz em vários lugares) possuem é uma fé no sentido filosófico, usam e entendem a fé para disfarçar a incerteza que é uma ideia desagradável de se confessar para os demais, sejam parentes, irmaos de crença, familiares e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário